domingo, 2 de maio de 2010

CINEMA NOVO

Um grupo de jovens frustrados com a falência das grandes companhias cinematográficas paulistas resolveram lutar por um cinema com mais realidade, mais conteúdo e menor custo. Foi nascendo o chamado Cinema novo.

Tudo começa em 1952 com o I Congresso Paulista de Cinema Brasileiro e o I Congresso Nacional do Cinema Brasileiro. Por meio desses congressos, foram discutidas novas idéias para a produção de filmes nacionais. Uma nova temática de obras já começa a ser abordada e concluída mais adiante, por uma nova fase do cinema que se concretiza na década de 50

O que esses jovens queriam era a produção de um cinema barato, feito com "uma câmera na mão e uma idéia na cabeça". Os filmes seriam voltados à realidade brasileira e com uma linguagem adequada à situação social da época. Os temas mais abordados estariam fortemente ligados ao subdesenvolvimento do país.

Principais nomes do Cinema novo

Na minha opinião, o grande destaque é Glauber Rocha, pois além de seguir as regras do cinema novo, tinha uma postura critica muito sensata sobre a sociedade brasileira, a não valorização da cultura brasileira , era combatida com maestria por Glauber.
Vou colocar um vídeo, que apresentei na minha aula de cinema do Geração Plugado, Glauber faz várias críticas ao cinema, sociedade e aos governantes brasileiro, o mais interessante é que desde aquela época as coisas não mudaram muito.
E também contém um audio de Caetano Veloso no festival da record, criticando a platéia depois de ser vaiado.



Espero que tenham gostado, se quiserem saber mais de Glauber ou do cinema novo, no youtube tem vários videos(filmes, depoimentos e documentários) e no wikipédia tem muitas informações, aliás foi daí que tirei alguns textos. Valeu e até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário