segunda-feira, 2 de maio de 2011

projeto de Foz recebe prêmio nacional de direitos humanos‏


Iniciativa cultural iguaçuense recebe prêmio nacional de direitos humanos
Projeto Plugado!, mantido pela Casa do Teatro e a Itaipu Binacional vence o Prêmio Neide Castanha.
 “Girassóis”, peça encenado pelos jovens, aborda os direitos humanos.
Incentivar adolescentes e jovens a modificar a realidade em que vivem, utilizando a cultura como instrumento. Assim, quarenta estudantes de dez escolas localizadas em regiões populares da cidade, aceitaram o desafio e a responsabilidade de atuar como agentes multiplicadores de atividades artísticas e de ações sociais, voltadas a melhorar as condições de vida desta população.
Os jovens iguaçuenses fazem parte do projeto Plugado – Canais Ligados na Cultura!, desenvolvido pela Casa do Teatro e a Itaipu Binacional, por meio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), mantido pela estatal de energia elétrica. A ação conta também com o apoio institucional do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu (NRE).
Esta iniciativa acaba de ser reconhecida com o Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos, instituído pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, destinado a instituições e indivíduos com trabalhos de destaque na promoção e defesa do sistema de garantia dos direitos da infância. Plugado! concorreu com propostas de todo o país, sendo contemplado na categoria “Protagonismo de Crianças e Adolescentes”.

O estudante do ensino médio, Marcus Anzoategui, monitor do projeto Plugado!, diz que recebeu com surpresa e alegria a notícia do prêmio. “É bom saber que o nosso trabalho foi visto e reconhecido. Isso faz com que a gente acredite mais ainda no trabalho, sem parar de avançar.”, explica o jovem de 17 anos, residente na região de Três Bandeiras. O agente cultural é responsável  pelas atividades do projeto nos colégios Cataratas do Iguaçu, Carlos Drummond de Andrade, Três Fronteiras e na escola Getúlio Vargas.  
No primeiro momento, no final de 2009, o programa capacitou 40 jovens por meio de formação em teatro, dança, cidadania e participação social. Estes agentes culturais, que recebem um auxílio mensal de R$ 100,00, passaram a repassar as técnicas para outros estudantes de suas respectivas escolas e comunidades, em regiões identificadas previamente pela incidência de algum tipo de risco social ou violação dos direitos dos adolescentes e jovens. O projeto já atingiu cerca de 800 estudantes, além de prever atividades dirigidas a professores e operadores dos direitos.
Para a coordenadora geral do Plugado!, Arinha Rocha, a titulação do projeto com o Prêmio Neide Castanha é o reconhecimento de que os jovens ainda querem assumir o papel de sujeitos, buscando novas formas de interferir na realidade em que estão inseridos. Além disso, segue ela, a cultura sempre demonstra ser um meio para esta efetiva participação e para mudanças de atitude.
“A juventude tem expressões e identidades próprias. As políticas e programas públicos devem entender esta dinâmica e funcionar como indutores, para que os adolescentes e jovens construam os próprios caminhos. E a cultura, entendida como um acervo que reúne arte, expressão, identidade e protagonismo, sempre será um processo com resultados”, defende Arinha.
O prêmio de abrangência nacional homenageia a assistente social mineira Neide Castanha, falecida recentemente, que durante boa parte de sua vida se dedicou a lutar pelo fim da violência contra crianças e adolescentes, tornando-se uma referência em direitos humanos. A ativista realizou ações junto às meninas da Praça da Sé, em São Paulo, além de integrar o movimento nacional que conquistou a aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O assistente do diretor geral da Itaipu Binacional, Joel de Lima, também um dos responsáveis pelos programas sociais da empresa, comemorou a premiação, demonstrando que a importância de projetos desta natureza.  “Quando conseguimos resultados como esse com jovens, que são o futuro do país, é muito gratificante”, resumiu.
            A entrega da honraria será realizada durante solenidade oficial em Brasília (DF), em 18 de maio, data que celebra o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração contra Criança e ao Adolescente, que acontecem campanhas e atividades em diversas cidades do país, contra violência sexual infanto-juvenil. 
Juntamente com o Plugado!, o prêmio será concedido a projetos em outras modalidades, sendo o Canal Futura, na categoria Boas Práticas; a Federação da Indústria do Rio de Janeiro (Firjan), na categoria Responsabilidade Social; a Pontifícia Universidade Católica (Puc) de Goiás, em Produção de Conhecimento; e, Wanderlino Nogueira Neto, em Cidadania.
            Além do Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos, por sua atuação artística e cultural nas promovidas na escola, o projeto também recebeu o Prêmio Agente Escola Viva, do Ministério da Cultura (MinC). O repasse de recursos em dinheiro à instituição, ao colégio e à professora beneficiados está previsto para acontecer em neste maio.

A juventude e o seu papel protagonista, durante as Rodas de Conversas.


(Fotos: Assessoria Casa do Teatro). 

(Paulo Bogler - Casa do Teatro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário