sexta-feira, 1 de julho de 2011

Sonhos para viver e dançar Plugado! estreia a peça de dança “Sonhos”, na Mostra da Cidadania.




Um recorte do cotidiano e da vida das pessoas adaptado para a arte da dança. Alegria e medo, angústia e emoção, conflito e harmonia. Sentimentos. Talvez esta seja a palavra que desvende o enredo do espetáculo “Sonhos”, do grupo de dança do projeto Plugado!, que irá estrear amanhã, durante a Mostra da Cidadania, evento cultural que acontece no Teatro Barracão.
O espetáculo é resultado da soma de ritmos e linguagens da dança, reunindo elementos dos gêneros clássicos e das danças urbanas, abrangendo formas e estilos que promovem a comunicação entre o contemporâneo, moderno, clássico, jazz, street dance e break. Com essa mistura, ao longo de 42 minutos, a peça alterna movimentos e performances de leveza e suavidade com intervenções mais fortes e de impacto.
“Sonhos” é formado por estudantes de escolas públicas da rede estadual, participantes do projeto Plugado!, mantido por meio de parceria entre a Casa do Teatro e a Itaipu Binacional, além de contar com o apoio do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu. Os agentes culturais do elenco são responsáveis pela realização de oficinas artísticas de cidadania gratuitas, em dez instituições públicas de ensino.
A montagem conta com dezoito bailarinos e dois técnicos que se dividem na sonoplastia e na iluminação, todos adolescentes e jovens de escolas da rede pública estadual de educação, monitores do Plugado!. Produzido pelos dançarinos Michael Alexandre Rodrigues e Michelle Oliveira, o trabalho de montagem de “Sonhos” já dura mais de cinco meses, sendo que os últimos noventa dias foram destinados aos ensaios e à elaboração dos figurinos. A dupla de artistas responde pela concepção coreográfica, direção do espetáculo, figurino e seleção da trilha sonora.
Um dos momentos de maior complexidade da peça acontece quando a dançarina Monique Stefani desenvolve os movimentos no andaime, equipamento de cinco metros de altura, utilizado pelos artistas durante a apresentação. Nesta etapa, a intervenção da jovem dançarina revela os elementos de força, flexibilidade, equilíbrio e atenção, todos presentes nas expressões do street dance e do clássico,  danças que permeiam a exibição.
O responsável pela coreografia e produção da peça, Michael Alexandre Rodrigues, arte-educador do projeto Plugado!, explica que entre os movimentos e a plasticidade da dança, o espetáculo ainda oferece ao espectador uma mensagem de esperança. “Todos temos sonhos, queremos fazer coisas que não são reais, das quais nunca devemos desistir. A proposta de reflexão da peça é mantenha a esperança e seja perseverante, pois todos nós temos capacidade, basta ir em frente”, conta o artista, um dos precursores da cultura hip hop em Foz do Iguaçu.
A estudante e agente cultural Gislaine de Paula da Silva, de 17 anos, não esconde a apreensão com a primeira apresentação pública deste trabalho. “Estou muito surpresa com o resultado e muito feliz de fazer parte disso tudo, crescendo em pensamento, responsabilidade e como artista. Jamais imaginei que a peça se tornaria esse espetáculo enorme e tão bonito. O coração está acelerado para a estreia,  mas o público pode esperar o melhor de cada um de nós”, revela a estudante do ensino médio do Colégio Arnaldo Busatto, da região de Três Lagoas.
            O espetáculo “Sonhos” será lançado neste sábado, às 19:30 horas, no Teatro Barracão. A apresentação encerra a programação da Mostra da Cidadania, evento de quatro dias que reúne o resultado artístico e cultural dos projetos mantidos pela Casa do Teatro, organização não governamental da cidade.
            PLUGADO! - O projeto foi planejado e desenvolvido a partir de 2009, pelas equipes da Casa do Teatro e do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), iniciativa ligada diretamente à direção geral da Itaipu Binacional. Foram selecionados 40 adolescentes e jovens de 10 escolas da rede pública estadual de educação, que receberam formação em teatro, dança, cidadania e participação social. Estes estudantes recebem um auxílio mensal de R$ 100,00 e atuam como multiplicadores (Agentes Culturais Plugados!) nas instituições de ensino, repassando os conhecimentos a outros adolescentes e jovens. Ao longo de sua execução, o projeto já atendeu 800 estudantes e ainda prevê ações com professores e operadores dos direitos.
Recentemente, o projeto foi contemplado com o Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos, na categoria “protagonismo de crianças e adolescentes”, título de abrangência nacional, conferido pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, fórum que atua junto à Secretaria Nacional dos Direitos Humanos. Plugado! foi premiado juntamente ao lado de instituições como a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Canal Futura e Pontífice Universidade Católica (PUC/GO).

SERVIÇO:
Espetáculo de dança “Sonhos” - Mostra da Cidadania
Quando: Sábado, 02 de julho, às 19:30 horas.
Onde: Teatro Barracão  - Praça da Bíblia
Entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário