terça-feira, 5 de março de 2013

Cultura e educação!

Projeto Plugado! está com inscrições para cursos de artes nas escolas.

Contribuir para transformar as escolas em centros de produção e de irradiação de arte e cultura para toda a comunidade. Com este objetivo, o projeto Plugado – Canais Ligados na Cultura! está com inscrições abertas para os cursos e atividades artísticas, realizadas em dez escolas da rede pública estadual de educação, distribuídas por todas as regiões da cidade.  

As oficinas são inteiramente gratuitas, dirigidas a estudantes das séries finais do ensino fundamental e do nível médio, envolvendo as áreas de teatro, dança, mídias e cultura hip hop. Os conteúdos abrangem as técnicas e ferramentas necessárias para o fazer artístico em cada segmento, com ênfase na produção de espetáculos e peças e na formação de grupos culturais comunitários.
O projeto Plugado! é desenvolvido através da parceria entre a Casa do Teatro e a Itaipu Binacional, contando com o apoio institucional do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu (NRE) e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
Os cursos artísticos são promovidos durante o período da tarde, em espaços cedidos pelas escolas. Nesta etapa, Plugado! será mantido nos seguintes colégios estaduais: Barão do Rio Branco, Carlos Drummond de Andrade, Cataratas do Iguaçu,  Flávio Warken, Jorge Schimmelpfeng, Monsenhor Guilherme, Paulo Freire, Tarquínio Santos e Três Fronteiras. As atividades dirigidas a alunos do Colégio Ipê Roxo serão realizadas em espaços comunitários do bairro Cidade Nova.
Como explica Rosangela Rocha, coordenadora do projeto, o objetivo é criar uma rede de mobilização cultural, que produza arte e também promova intervenções nas escolas e comunidade. “Além de possibilitar a democratização artística e cultural, Plugado! oferece uma série de intervenções para estimular o protagonismo e a participação social da juventude”, revela Rosangela.
Neste sentido, além da formação pelas artes, o programa oferece terapias coletivas denominadas de “Rodas de Conversa”, que visam à reflexão, medicação de conflitos e sensibilização em torno de temas de importância para a juventude, como violência e cultura de paz, cidadania e participação social, sexualidade, preconceitos, entre outros assuntos. Além das discussões, os jovens organizam ações para superar os impasses tratados nas rodas.
A agente cultural Gabriela Fernandes de Souza acredita que as iniciativas do projeto Plugado! estimulam a circulação artística e cultural no ambiente escolar e também promovem vivências e trocas. “Em minhas atividades nas escolas, não vou repassar apenas o que aprendi no projeto, mas também aprender e interagir com os demais estudantes e com as diversidades culturais existentes”, revela a estudante do Colégio Estadual Paulo Freire, localizado na região da Vila “C”.
As oficinas nas escolas são ministradas por estudantes das próprias instituições de ensino, que durante o segundo semestre do ano passado passaram por formação para atuar como multiplicadores dos conteúdos culturais. Durante os cursos, os agentes culturais são    acompanhados de arte-educadores e monitores. Cada um desses agentes juvenis recebe uma bolsa mensal de R$ 100,00, como forma de incentivo à participação no projeto e de complementação da renda familiar.
Realizado desde o ano de 2009, o Plugado! já atendeu cerca de 800 estudantes com oficinas de artísticas e de cidadania. O projeto é reconhecido como uma tecnologia social reaplicável pela Fundação Banco do Brasil e também foi contemplado com o Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos, na primeira edição desta chancela nacional.
 OFICINAS - As oficinas de teatro são baseadas em diversas técnicas e métodos do fazer cênico, principalmente, o Teatro do Oprimido. Além de exercício, jogos e práticas teatrais voltadas à formação do ator, também são trabalhados laboratórios de montagem das peças. A dança percorre por diferentes modalidades e segmentos da expressão, envolvendo dança contemporânea, jazz e os conteúdos clássicos. Ao final de cada etapa de formação, os participantes das oficinas produzem espetáculos de dança e teatro que são apresentados através de uma agenda nas escolas e comunidades.
O módulo de cultura hip hop oferece oficinas de disk jockey (DJ), onde os participantes irão operar instrumentos como pick up e mixer e realizar a manipulação digital de músicas e efeitos sonoros. Já o street dance e o break exploram os movimentos, a ginga e os passos que integram os conceitos da arte urbana do hip hop.
O programa de mídia promovido pelo projeto Plugado! aborda temas conceituais sobre a comunicação e a imprensa alternativa, além de ofertar cursos introdutórios em fotografia, produção em vídeo e edição e gestão de webrádio.
Os estudantes das escolas atendidas interessados em inscrever-se nas oficinas poderão mandar e-mail para o endereço casadoteatrofoz@hotmail.com ou entrar em contato pelo telefone (45) 3572-1473. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário