quinta-feira, 22 de abril de 2010

Itaipu e Casa do Teatro promovem encontro da juventude‏

Uma geração ligada na cultura

Projeto realizado pela Itaipu Binacional e a Casa do Teatro promove encontro entre a juventude.

Incentivar a juventude iguaçuense a participar de ações sociais e comunitárias, como forma de prevenção e enfrentamento da violência e de promoção da cultura de paz. Com este objetivo, o projeto Plugado – Canais Ligados na Cultura! reúne estudantes de dez escolas públicas da rede estadual de educação, distribuídas por regiões populares da cidade, através da realização de atividades artísticas, culturais e educacionais.

Na primeira fase de execução do Plugado!, mantido pela Itaipu Binacional e a Casa do Teatro, 40 jovens receberam formação para atuar como agentes culturais. Agora, estes multiplicadores estão repassando os conhecimentos e técnicas a outros 400 estudantes, divididos em 20 turmas de teatro e expressão corporal, formadas nas escolas atendidas.

No próximo sábado, cerca de 200 jovens beneficiados pelo projeto irão participar do encontro Geração Plugado!, programação que inclui debate, oficinas e workshops, exposições e apresentações artísticas. Além de oferecer formação, a idéia de reunir os jovens, que vivem e estudam em lugares diferentes, consiste em ampliar os espaços destinados à interação e troca de experiência entre eles, buscando valorizar a diversidade e compartilhar os diferentes olhares sobre o mundo, características da juventude. Vários professores e pedagogos também irão participar do evento.

Conforme explica Arinha Rocha, coordenadora do projeto Plugado! e diretora da Casa do Teatro, instituição responsável pela execução do programa, a mobilização de estudantes e professores sempre traz resultados para a toda população, reforçando vínculos e renovando demandas. “A escola é o centro da comunidade, espaço de agregação e de irradiação de idéias e ações. Ao fortalecer e incentivar práticas que unem escola e comunidade, professores e estudantes, despertamos a consciência para os problemas e soluções que interferem na vida de todos, como a busca pela paz e a condenação da violência, por exemplo”, diz Arinha.

Para a abertura do encontro, está programada uma mesa redonda com o tema “Cidadnia e participação social da juventude”, com as presenças de Leila Limberger, doutora em geografia e professora universitária e de Joel de Lima, advogado, assessor do Diretor Geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek. Os convidados irão refletir e debater com a juventude sobre as formas e mecanismos de afirmação e participação juvenil no meio social.

Na seqüência, serão oferecidas oficinas formativas em diversas linguagens, como produção de vídeo, impressão stencil em camisetas, fotografia, street dance, danças circulares, quadrinhos, charge, arte em argila e poesia. Os participantes também poderão apreciar a exposição “Quase sem querer”, uma homenagem à poesia do músico Renato Russo e seu grupo, a Legião Urbana. A Raizen, banda iguaçuense de reggae, a dupla Fumê & Julio, com interpretações que passeiam entre o rock and roll e o reggae, e o músico argentino Sebastian Pereyra farão a festa musical, finalizando o encontro.

O apoio e engajamento da Itaipu Binacional em projetos de atenção à infância e juventude, como explica Mirtha Baez, gestora de projetos sociais da empresa, deve-se à postura adotada pela atual gestão da usina frente às demandas sociais. “A maior produtora de energia do mundo também é comprometida com a geração de oportunidades para a população. Por isso, a Itaipu apóia e impulsiona iniciativas da sociedade civil que ajudem a elevar as condições e a qualidade de vida das pessoas, ajudando a construir uma cidade melhor”, define Baez.

O encontro Geração Plugado! será realizado no Refúgio Biológico Bela Vista. A atividade é uma prévia de um encontro maior que será realizado no próximo mês de maio, também tendo a juventude iguaçuense como beneficiária.

LIGADOS NA CULTURA – Mantido através do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA) da Itaipu Binacional, Plugado! é realizado pela Casa do Teatro, com a participação da Associação Cultural Usina do Ballet e o apoio institucional do Núcleo Regional de Educação, órgão da Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Por meio do projeto, 40 adolescentes e jovens recebem formação técnica para desenvolver a atividade de agente cultural nas escolas e comunidades, tendo participado de oficinas formativas de teatro, expressão corporal e cidadania e participação social. Os jovens atendidos recebem o benefício mensal de R$ 100,00, proporcionando a efetiva participação nas atividades e auxiliando na complementação da renda familiar.

Os beneficiários atuam como multiplicadores das técnicas aprendidas, repassando os conhecimentos e habilidades adquiridas para outros 800 estudantes, até o final do programa. São atendidas 10 escolas da rede pública de ensino, localizadas em regiões populares do município, onde exista a incidência de risco social, violação ou desrespeito aos direitos da juventude (violência física e/ou psicológica, evasão escolar, exploração ou violência sexual, entre outros).

Através do módulo de terapias em grupo baseadas na metodologia de “Rodas de Conversa”, são realizadas ações de enfrentamento e prevenção de todas as formas de violência contra a juventude, disseminando os conceitos da cultura de paz, como forma de mediação dos conflitos cotidianos.

Plugado! também prevê atividades dirigidas a professores e operadores dos direitos da criança e do adolescente que atuam em Foz do Iguaçu.

PROGRAMAÇÃO - GERAÇÃO PLUGADO!

ATIVIDADE

PARTICIPANTES

Mesa redonda abordando o tema “Cidadania e participação social da juventude”

- Leila Limberger, doutora em geografia e professora universitária;

- Joel de Lima, advogado e Assessor da Direção Geral da Itaipu Binacional;

Oficinas artísticas:

- produção em vídeo

- impressão de stencil em camisetas

- charge

- fotografia

- street dance

- danças circulares

- quadrinhos

- arte em argila

- poesia

- Júlio Fornari

- Lalan Bessoni

- Felipe Cachopa

- Rafael Bechlin

- Sergio Sena

- Ednéia Dias

- Willian Durda

- Chiquinho Sfran

- Silvio Campana

- Almoço e confraternização

- Programação artística

- Mostra de trabalhos produzidos durante as oficinas

- Apresentações musicais com a banda Raizen, Fumê & Julio e Sebastian Pereyra

CONTATOS:

Casa do Teatro – 3572-1473 e 8428.1083 (Arinha Rocha)

Itaipu Binacional – 3520.5046 e 9919.0147 (Mirtha Baez)



Equipe Plugado

Nenhum comentário:

Postar um comentário