quarta-feira, 16 de março de 2011

E a educação, como vai? Levantamento revela que entre 65 países, a educação no Brasil ocupa a 53ª posição.

Em uma lista de 65 países, o Brasil ocupa a 53º posição no estudo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), realizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O levantamento mede o aprendizado dos alunos em diversos países do mundo.

O diagnóstico apontou também que apenas quatro estudantes brasileiros, entre cada dez, têm até dez livros em suas respectivas residências. Dividido em categorias, obteve a 53º posição em leitura e ciências, e em 57º em matemática.

Se for considerado apenas as escolas públicas federais, o Brasil pularia para a 5ª colocação, no mesmo estudo. Se fossem incluídas as particulares, a posição ficaria em 13ª. Somente as escolas públicas estaduais e municipais, obteríamos o 60º lugar.

Mesmo diante desta realidade preocupante, o Brasil foi o país que mais evolução na educação na última década, segundo o Pisa.

A metodologia do Pisa se baseia em avaliações realizadas a cada três anos, por meio de testes de leitura, matemática e ciências. A cada edição do estudo, é evidenciado uma das áreas.

Nesta última edição, a leitura foi o tema fortalecido pelo levantamento.

Participam da avaliação alunos de 15 anos dos 34 países integrantes da OCDE e de mais 31 países convidados.

Clique aqui, para ver outros dados do estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário