sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Projeto cultural iguaçuense é apresentado na Universidade de Brasília

Experiência do Plugado! poderá ser usada nas cidades sedes da Copa do Mundo.

A experiência premiada do projeto Plugados – Canais Ligados na Cultura!, no incentivo ao protagonismo juvenil, será apresentada nesta sexta-feira (16) e sábado (17), em Brasília (DF), durante a oficina nacional: “Disseminação da metodologia pesquisa-ação e intervenção social com adolescentes em situação de exploração sexual nas cidades sedes da Copa Mundial de Futebol”, que será realizada no Brasil, em 2014.

O Plugado! é mantido pela Casa do Teatro e o Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu Binacional. Em maio, recebeu o Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos, na categoria Protagonista de Crianças e Adolescentes.
Organizado pelo Núcleo de Estudos da Infância e Juventude (NEIJ), instituição vinculada à Universidade de Brasília (UnB), o objetivo do evento é compartilhar as metodologias de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescente e outras violações dos direitos.

“Esse convite reconhece o trabalho desenvolvido pelo ‘Plugado!’, há dois anos, com adolescentes de escolas públicas de Foz do Iguaçu, onde existe incidência de risco social, violação ou desrespeito aos direitos da juventude”, defende Gladis Mirtha Baez, coordenadora do PPCA. E acrescenta: "Não estamos na lista das cidades sedes da Copa, mas nossos projetos são exemplos".

Política pública? - Segundo Arinha Rocha, diretora da Casa do Teatro, na oficina será compartilhado com instituições de várias partes do país, um pouco das técnicas, das ferramentas e práticas sociais utilizadas em Foz. “Procuramos utilizar a cultura para incentivar o protagonismo e participação comunitária da juventude e como ferramenta de enfrentamento a todas as violências”, diz.

Para Joel de Lima, o Plugado! pode servir, inclusive, de exemplo para implantação de uma política pública na área de proteção aos jovens. “Os adolescentes aprenderam uma profissão na área das artes e, ainda, repassaram para os colegas. Oficialmente são 40 plugados, mas o conhecimento foi repassado para outros 400 estudantes”, destaca Joel.

Plugados! - O ‘Plugado!’, beneficia cerca de 400 estudantes por etapa de formação, de escolas públicas de Foz do Iguaçu. Mantém 40 agentes culturais de 10 escolas. Eles atuam como multiplicadores das linguagens de teatro e dança e oferecem formação para a cidadania e a participação social. Cada plugado recebe uma bolsa de R$ 100,00, como forma de estímulo e de complementação da renda familiar.

A Ministra dos Direitos Humanos Maria do Rosário juntamente com a equipe e beneficiários, durante premiação do Plugado!

40 agentes culturais atuam como multiplicadores em arte e cidadania

O diretor da Itaipu, Jorge Samek recebe os Agentes Culturais Plugados!, durante campanha contra as violências.  



(Assessoria Itaipu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário