terça-feira, 16 de agosto de 2011

Cultura, uma atitude cidadã.


 Indicação ao prêmio é um reconhecimento ao trabalho de Arinha à frente da Casa do Teatro.



  A atriz e diretora da Casa do Teatro, Arinha Rocha, está entre as três indicações locais que concorrem ao Prêmio Betinho – Atitude Cidadã, iniciativa de caráter nacional que reconhece e valoriza pessoas que se mobilizam e atuam para melhorar as condições de vida de comunidades onde estão inseridas. 
A votação acontece apenas pela internet, até o mês de novembro. As indicações locais concorrem na fase estadual, com outros 12 indicados de Londrina, Curitiba e Ponta Grossa e durante a etapa nacional, quando os representantes da cidade irão figurar entre 66 candidatos, de 29 cidades brasileiras.
As três candidaturas iguaçuenses foram apresentadas pelo escritório municipal da Rede Nacional de Mobilização Social (Coep). No ano passado, o Prêmio Betinho atingiu 56.000 votos e o título foi entregue a 33 brasileiros, o que revela a importância do envolvimento da comunidade no reconhecimento e eleição dos nomes indicados para defende a cidade.
Para o secretário executivo do Coep no município, o advogado Joel de Lima, as indicações deste ano contemplam atuações em áreas diferenciadas e todas mostram as ações positivas da cidade. “São pessoas diferentes, mas cada uma, a seu modo, dedica seu trabalho para melhorar a qualidade de vida de pessoas mais carentes”, afirma Joel de Lima. 
Na apresentação de Arinha Rocha, os promotores do concurso enfatizam o trabalho da atriz em favor da cultura de Foz do Iguaçu e de suas ações em favor de ações, programas e políticas públicas, especialmente, dirigidas à promoção e proteção da criança, do adolescente e da juventude.
Para a diretora teatral, a sua indicação já demonstra o reconhecimento de um trabalho e de um esforço coletivo, sempre preocupado com ações solidárias voltadas para atender ao maior número de pessoas. “Fiquei muito feliz e agradecida pela indicação. Isso mostra que quando sonhamos coletivamente, transformamos as demandas em ações, as angústias em atitudes, os sonhos em realidade”, resume Arinha.
Desde a década de oitenta, Arinha tem participado ativamente no cenário artístico e na defesa da democratização do acesso à cultura por parte da maioria da população. Em 1992, juntamente um grupo de artistas, produtores e ativistas de regiões populares formalizou a criação de sua associação cultural, que logo depois se tornaria a Casa do Teatro, instituição de arte, cultura e educação.
A organização do Prêmio Betinho também está ressaltando o papel de Arinha Rocha à frente do projeto Plugado – Canais Ligados na Cultura!, mantido através da parceria entre a Itaipu Binacional e a Casa do Teatro. A iniciativa promove o protagonismo social e comunitário de adolescentes e jovens por meio da arte, cultura e educação, além de promover o enfrentamento e a prevenção da violência contra a juventude.
O projeto Plugado! atende a 800 adolescentes e jovens de dez escolas públicas da rede estadual de educação. Um grupo de 40 estudantes atua como Agentes Culturais Plugados!, nas instituições de ensino das respectivas comunidades em que moram, repassando técnicas, habilidades e práticas nas linguagens artísticas de teatro e dança e de cidadania e participação social. 
Além de Arinha Rocha, concorrem ao Prêmio Betinho Célia Arantes de Souza Barbado e Hélio Candido do Carmo. O concurso é realizado desde o ano de 2008.
Para votar no Prêmio Betinho, basta acessar o seguinte link: http://www.coepbrasil.org.br/premiobetinho/Publico/realizarVotacao.aspx.


Arinha Rocha, juntamente com a ministra dos direitos humanos, Maria do Rosário e componentes do projeto Plugado!, durante recebimento de premiação, em Brasília.


Nenhum comentário:

Postar um comentário