quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A juventude em movimento


Conferência apresenta propostas para mais investimentos em arte e cultura.

“Comida, diversão e arte”. O verso de um grupo musical brasileiro é bastante utilizado mas bem pode explicar o sentimento da maioria dos jovens com idade entre 15 e 29 anos, presentes na Conferência Municipal de Políticas Públicas para a Juventude, que aconteceu neste final de semana.
O encontro, instituído por lei municipal, contou com a presença de mais de 150 pessoas e tem caráter deliberativo. Significa que as diretrizes aprovadas devem ser transformadas em ações, programas e políticas destinadas à população juvenil.
 O evento contou com a presença do presidente do Conselho Nacional da Juventude, Gabriel Medina, que estimulou o envolvimento dos jovens na definição, controle e fiscalização das políticas. Integrantes de órgãos públicos locais também presenciaram o fórum.
Entre os participantes da plenária estavam cerca de 20 agentes culturais integrantes do projeto Plugado!, ação de arte, cultura e educação desenvolvida através da parceria entre a Casa do Teatro e a Itaipu Binacional. O grupo foi o que mais apresentou propostas, abrangendo as diversas áreas de interesse e relevância para a juventude iguaçuense.
O estudante William Renato, de 17 anos de idade,  monitor de oficinas de teatro no Colégio Barão do Rio Branco, definiu a importância desse espaço público de debate e de resolução. “A juventude tem a mente aberta, defendendo e exigindo os seus direitos. A conferência serve para apontarmos as falhas e apresentarmos aquilo que pode melhorar a vida não apenas da juventude, mas também com medidas voltadas para crianças e adolescentes”, diz o agente cultural, eleito pelos demais delegados para a Conferência Estadual da Juventude.  
Entre as deliberações sugeridas pelos Plugados!, e aprovadas coletivamente, a cultura deve ser assegurada como um direito social básico de todas as pessoas, através da garantia de 2% do orçamento público do município para um fundo público de financiamento e fomento às atividades artísticas e culturais. Deste montante, pelo menos a metade deve ser dirigido a programas e projetos que beneficiem crianças, adolescentes e jovens.
Essa proposta já havia sido aprovada recentemente, pela VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Com isso, a manifestação de várias instâncias de participação direta da população vai conformando um marco de reivindicação para mais investimentos na área de cultura e arte, voltadas principalmente para a infância e a juventude.
Presente no encontro, a diretora da Casa do Teatro, entidade que executa o projeto Plugado!, a atriz Arinha Rocha lembra que os jovens precisam aumentar cada vez mais a sua organização e mobilização, na defesa de seus interesses. “Quanto mais conscientes sobre os seus direitos e mais organizados, maiores serão as suas conquistas. A juventude tem de reforçar os seus próprios meios de participação na sociedade, através coletivos de arte e cultura, grupos comunitários e esportivos, grêmios e centros acadêmicos, entre outros”.
A Conferência da Juventude, entre várias deliberações, também aprovou a proposta de construção de um teatro municipal e a ampliação da oferta de espaços artístico-culturais nas diversas regiões da cidade e o incentivo ao protagonismo juvenil. Outro ponto abordado definiu que o centro da juventude, obra que já está em fase final, abra a sua gestão para a participação de entidades e projetos que atuam junto à juventude.
ELEIÇÃO – Durante o encontro, ainda foram eleitas as entidades que integrarão o Conselho Municipal da Juventude e os delegados que irão representar a cidade durante a Conferência Estadual da Juventude.
 Entre as 17 instituições eleitas, a Casa do Teatro foi a organização que obteve a maior votação dos delegados presentes. A associação irá fazer parte do Conselho juntamente com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), a APP-Sindicato, o Centro de Direitos Humanos de Foz do Iguaçu, a Pastoral da Juventude, entre outras organizações, que se somarão aos representantes do poder público.
Os integrantes da Casa do Teatro ainda sugeriram um moção para a mudança no Artigo 19 do regimento da Conferência, eliminando a forma de indicação  ao Conselho de Juventude de instituições  indicadas e com “assento permanente”, sem que necessitem passar pelo voto e a aprovação coletiva da Conferência.
O estudante Willian Renato, Agente Cultural Plugado!, foi eleito pela plenária para participar da Conferência Estadual da Juventude, fórum estadual que irá traçar as políticas públicas em todo o Paraná.
Cerca de 150 pessoas participaram do encontro
Os jovens Plugados! apresentam as propostas.


Os Plugados! William Renato e Michelle Michellon: o jovem irá foi eleito à Conferência Estadual da Juventude.

                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário